
O Ministério Público do Amazonas instaurou um inquérito civil para investigar os rompimentos recorrentes de adutoras na região da Avenida Coronel Teixeira, na zona oeste de Manaus. O episódio mais recente ocorreu na quarta-feira e afetou o abastecimento de água em diversas localidades da capital.
A apuração conduzida pela 52ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor busca esclarecer por que os episódios se repetem na mesma área. O procedimento também vai analisar se as providências adotadas anteriormente foram suficientes para eliminar as causas das falhas nas tubulações.
A concessionária Águas de Manaus foi acionada para apresentar relatórios individualizados sobre os rompimentos, mapas georreferenciados, histórico de ocorrências e análises técnicas das falhas. A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus e outros órgãos municipais também devem prestar informações.
O inquérito civil vai acompanhar ainda a reparação dos danos suportados pelos consumidores, incluindo pedidos de ressarcimento por prejuízos em imóveis, veículos e estabelecimentos comerciais. A promotoria orienta que os moradores afetados conservem comprovantes, protocolos e registros fotográficos dos danos.
Mín. 23° Máx. 37°