
Manaus, 25 de setembro de 2025 – A 8ª Conferência de Liderança Política da Assembleia de Deus no Amazonas (Colpadam), que ocorre nesta sexta-feira (26) e sábado (27), em Manaus, promete ser um marco importante no cenário político da região. Com o tema “Trabalhando e Orando por uma Amazônia Melhor”, o evento conta com a presença de importantes nomes da direita e da base governista, incluindo o governador Wilson Lima (União), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Eduardo Braga (MDB-AM).
Além deles, a Assembleia de Deus contará com a presença dos deputados estaduais Silas Câmara (Republicanos) e Comandante Dan Câmara (Podemos), além dos vereadores Luis Mitoso (MDB) e Joelson Silva (Avante). O evento é promovido pela Igreja Assembleia de Deus do Amazonas (Ieadam) e tem como foco estreitar os laços entre a política e a igreja, discutindo temas relevantes para a região Norte.
O evento gerou grande expectativa por conta da presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pré-candidato à presidência em 2026. Tarcísio, que deveria participar da conferência no sábado (27), não virá mais a Manaus. A informação foi confirmada pela assessoria de Silas Câmara, responsável por organizar a agenda do evento.
Nos bastidores políticos, comenta-se sobre a aproximação de Wilson Lima com Tarcísio de Freitas, o que também reflete o alinhamento político entre ambos e a ligação com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A participação de Wilson Lima no ato em defesa da anistia, realizado em São Paulo, foi organizada a convite de Tarcísio, fortalecendo ainda mais essa relação.
Embora ainda não confirmada oficialmente, Damares Alves (Republicanos) e Plínio Valério (PSDB-AM) são esperados no evento. Ambos estão em agenda oficial nos municípios de Manicoré e Humaitá, acompanhando a Comissão de Direitos Humanos do Senado, que investiga possíveis violações durante a Operação Boiúna, da Polícia Federal, contra o garimpo ilegal no rio Madeira.
A Colpadam é tradicionalmente uma das principais plataformas para discutir o futuro político da Assembleia de Deus e as alianças que ela formará nas próximas eleições. Os políticos presentes, todos já beneficiados com o apoio dos evangélicos ligados à Assembleia, são figuras chave no fortalecimento da igreja dentro da política local.
A Colpadam é um evento fundamental para a Assembleia de Deus, pois define as diretrizes políticas da igreja e como ela se posicionará nas eleições futuras. Além disso, o evento sempre reflete a força política da Igreja Assembleia de Deus do Amazonas, liderada pelo pastor Jônatas Câmara, e a Igreja Assembleia de Deus do Pará, sob liderança de pastor Samuel Câmara, conhecido como líder da igreja-mãe, a primeira da Região Norte, fundada no início do século XX.
Mín. 23° Máx. 37°