Quinta, 17 de Julho de 2025
25°C 34°C
Manaus, AM

Reitor da UEA representa as universidades estaduais e municipais do Brasil em encontro global sobre educação superior no Reino Unido

André Zogahib integra a comitiva brasileira, junto a representantes da Capes, CNPq, Andifes e Abruem

26/06/2025 às 15h24
Por: Danilo Andrade
Compartilhe:
Reitor da UEA representa as universidades estaduais e municipais do Brasil em encontro global sobre educação superior no Reino Unido

Em um cenário global cada vez mais atento à expansão e à equidade no acesso ao ensino superior, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Zogahib, participará de uma missão institucional no Reino Unido, promovida pelo British Council, com o objetivo de fomentar a internacionalização e contribuir para os diálogos globais sobre educação internacional e educação transnacional. Entre os dias 23 e 27 de junho, Zogahib integra a delegação brasileira em Londres e Cardiff, como representante da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). 

O reitor estará presente em dois eventos que visam avançar nas oportunidades de colaboração. Um objetivo fundamental é promover os programas brasileiros de internacionalização para ampliar a parceria com o Reino Unido. Nos primeiros dias da programação, de 23 a 24 de junho, participará de discussões no seminário “Journeys to internationalisation: Advancing on UK-Brazil Collaboration Opportunities”, em Londres, com a missão de ampliar o engajamento e fortalecer parcerias com atores estratégicos do ecossistema de educação superior e ciência no Brasil.

Em seguida, o encontro global promove o “Deep Dialogues 4 – Transnational Education: Exploring Glocalisation Strategies”, em Cardiff, que permitirá discussões abordando temas centrais para o setor, como educação internacional, educação transnacional e estratégias para apoiar as agendas de internacionalização. A iniciativa reúne gestores do ensino superior de diversos países para debater os principais desafios e estratégias no campo da educação transnacional, com foco em abordagens que aliem a perspectiva global às necessidades locais, conceito conhecido como glocalização. 

Promovidos, exclusivamente, por meio de convite, os Deep Dialogues têm como objetivo fortalecer conexões internacionais e fomentar comunidades globais de prática em torno de temas estratégicos para o ensino superior. A edição deste ano discutirá como modelos inovadores de colaboração entre países podem ampliar o acesso à educação superior de qualidade, especialmente para públicos historicamente sub-representados.

A participação do reitor da UEA em um fórum dessa relevância destaca o papel da universidade na construção de políticas e parcerias internacionais voltadas ao desenvolvimento da região. “Representar a Amazônia em um debate sobre educação transnacional e glocalização é, acima de tudo, reafirmar nosso compromisso com uma universidade conectada às demandas globais, mas profundamente enraizada nas necessidades e potencialidades da nossa região. A internacionalização precisa ser um caminho para o desenvolvimento humano, científico e social da Amazônia”, disse.

Além de membros da Abruem, a comitiva será composta por representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). As associações representarão as redes universitárias, compartilhando prioridades e temas estratégicos para consolidar parcerias com o Reino Unido.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido responsável por relações culturais e oportunidades educacionais. Fundada em 1934, a organização promove o conhecimento e compreensão entre as pessoas do Reino Unido e de outros países, contribuindo para a paz, a prosperidade e a confiança global. Além de suas atividades culturais e educacionais, o British Council também desempenha um papel importante na diplomacia pública e na promoção da imagem global do Reino Unido.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários