Quinta, 12 de Junho de 2025
23°C 31°C
Manaus, AM

Sidney Leite planeja seminário para incentivar exportação por empresas amazônicas e geração de novas cadeias produtivas 

Parlamentar que coordena a Bancada do Norte propõe realização de evento para incentivar vendas de produtos amazônicos no exterior em parceria com a ApexBrasil

28/05/2025 às 22h41
Por: Danilo Andrade
Compartilhe:
Sidney Leite planeja seminário para incentivar exportação por empresas amazônicas e geração de novas cadeias produtivas 

O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) articula a realização de um seminário voltado ao à implementação de novas cadeias produtivas, como manejo de pirarucu, voltadas para o comércio exterior. A iniciativa deverá ser realizada numa parceria entre a Bancada do Norte e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Coordenador do colegiado, o parlamentar acredita que o evento deverá estimular a aproximação de iniciativas locais, governos e empresas de programas que visem ao desenvolvimento de cadeias produtivas e ao crescimento das vendas de produtos amazônicos no exterior.

A data do evento, possivelmente a ser realizada no Amazonas, ainda será definida, mas deverá contar com todos os deputados federais que integram a Bancada do Norte. “Incentivar exportações atrai novos compradores internacionais para o mercado local dos nossos produtos”, avalia Sidney Leite. 

Em audiência realizada nesta terça-feira (27), o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou a importância de fomentar a cultura exportadora na região Norte e de ampliar o acesso de empresas amazônicas ao mercado internacional. Além de parlamentares e a agência, o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) seria integrado à agência, bem como agências financiadoras, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outras. 

Durante o encontro, Viana afirmou que há viabilidade para o financiamento do evento por parte da ApexBrasil. “Temos interesse em assegurar a realização de uma agenda em conjunto com a bancada com esse objetivo, de apresentar mecanismos de estímulo à exportação e ao desenvolvimento sustentável da nossa região”, explicou o ex-senador pelo Acre. 

Ainda em formulação, o seminário deverá reunir representantes do setor produtivo, órgãos de fomento, entidades empresariais e especialistas em comércio exterior, com o objetivo de debater estratégias, oportunidades e políticas públicas para fortalecer as exportações na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários