A inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho brasileiro ainda enfrenta desafios significativos. Para ampliar o acesso a oportunidades, a Justiça do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) promoverá, em abril, o evento gratuito Conexão Inclusiva: 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação de Manaus.
A iniciativa contará com oferta de vagas de emprego, capacitação profissional e emissão de documentos para facilitar a inserção ou reinserção de PcDs no mercado. O pré-cadastro já está disponÃvel e pode ser feito pelo link: https://bit.ly/conexao_inclusiva.
A feira conta com o apoio do programa Mais Acesso, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT). A ação faz parte dos projetos prioritários do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) para o biênio, reforçando o compromisso com a inclusão e a diversidade no ambiente profissional.
“A inclusão no mercado de trabalho é um direito fundamental, e a Justiça do Trabalho tem o compromisso de promover ações concretas para torná-la uma realidade. Com o ‘Conexão Inclusiva’, buscamos aproximar pessoas com deficiência de oportunidades reais de emprego e qualificação, fortalecendo a cidadania e a diversidade no ambiente profissionalâ€Â, destacou o presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes.
A professora doutora Marklea Ferst, coordenadora do programa Mais Acesso (UEA), reforça a importância do pré-cadastro para a captação de vagas alinhadas ao perfil dos candidatos:
“Pedimos que as pessoas respondam ao questionário informando suas necessidades. Essas informações são fundamentais para que as empresas parceiras possam oferecer vagas mais alinhadas à s suas qualificações e expectativas, tornando o evento ainda mais assertivo e eficaz para todos os participantes.â€Â
A 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação será realizada em duas modalidades:
📠Presencial: 25 de abril, das 8h às 16h, no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus (1º andar).
💻 Remota: 28, 29 e 30 de abril, com programação detalhada a ser divulgada nos próximos dias.
Os interessados podem acompanhar as atualizações nos canais oficiais do TRT-11 e no Instagram do Mais Acesso @mais_acesso.
De acordo com a PNAD ContÃnua de 2022, do IBGE, o Amazonas tem mais de 253 mil pessoas com deficiência, representando 6,3% da população com dois anos ou mais de idade. Somente em Manaus, são 119 mil pessoas com algum tipo de deficiência, reforçando a necessidade de iniciativas que incentivem a inclusão profissional.
âž¡ï¸ Quer participar? Faça já o pré-cadastro: https://bit.ly/conexao_inclusiva.
Essa versão aprimora a estrutura e fluidez do texto, garantindo clareza e correção ortográfica. Caso precise de ajustes, me avise! 😊
Mín. 25° Máx. 34°