O promotor de Justiça Walber Luís Silva do Nascimento, acusado de comparar a advogada Catharina Estrella a uma cadela durante uma sessão do Tribunal do Júri em setembro de 2023, será interrogado na próxima terça-feira (17), em Manaus. O processo administrativo disciplinar (PAD) foi instaurado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) após o episódio de ofensa pública durante o julgamento.
Walber, que já foi afastado do cargo, recorreu da decisão, argumentando que sua aposentadoria voluntária solicitada no mesmo período deveria impedir qualquer tipo de punição. No entanto, o CNMP entendeu que a solicitação de aposentadoria foi uma estratégia para evitar as sanções relacionadas ao seu comportamento.
Durante o processo, a comissão presidida pelo conselheiro Jaime de Cassio Miranda ouvirá a vítima, Catharina Estrella, e outras testemunhas envolvidas no caso. Além das ofensas à advogada, o promotor também é investigado por ofensas ao presidente Lula, o que gerou outra reclamação disciplinar contra ele.
A investigação busca apurar se houve tentativa de Walber de escapar das consequências legais de sua conduta ao solicitar sua aposentadoria no curso do processo disciplinar
Mín. 23° Máx. 32°