Quinta, 12 de Dezembro de 2024
23°C 32°C
Manaus, AM

Mais de 500 mil novas Carteiras de Identidade emitidas no Amazonas

SSP-AM alerta para 27 mil documentos prontos que ainda aguardam retirada nos PACs.

26/11/2024 às 14h15
Por: Danilo Andrade
Compartilhe:
Mais de 500 mil novas Carteiras de Identidade emitidas no Amazonas

Manaus/AM – O Amazonas já emitiu 526.505 Carteiras de Identidade Nacional (CINs) até outubro deste ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Apesar da grande procura, 27.209 documentos permanecem nos postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), aguardando a retirada pelos solicitantes.

Alta demanda e falta de retirada

A emissão da nova CIN, iniciada gratuitamente em maio de 2023, gerou grande procura. No entanto, o número de documentos não retirados ainda é expressivo. Entre os PACs com mais carteiras pendentes, os destaques são:

  • PAC Via Norte: 3.350 documentos;
  • PAC Shopping Leste: 3.244 documentos;
  • PAC Alvorada: 3.094 documentos.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), perito Mahatma Porto, é essencial que os cidadãos realizem o acompanhamento online e busquem seus documentos prontos. “Se você fez a sua carteira, faça o acompanhamento no site e, se estiver pronta, venha o mais rápido possível para buscar”, destacou.

Como acompanhar e retirar a CIN

Os cidadãos que solicitaram a nova carteira podem verificar o status da emissão pelo site da SSP-AM, na aba “Agendamento da Nova Carteira de Identidade Nacional”. Após acessar “acompanhar atendimento” e confirmar que o documento está impresso, é necessário comparecer ao PAC onde foi solicitado para a retirada.

O alerta reforça a importância de garantir o recebimento do documento essencial para acesso a serviços e direitos no estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias