Quinta, 12 de Dezembro de 2024
23°C 32°C
Manaus, AM

PF Indicia Bolsonaro e 36 Pessoas em Investigação sobre Tentativa de Golpe de Estado

Ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, incluindo generais e ex-ministros, são alvos de indiciamento por envolvimento em tentativa de desestabilização política.

21/11/2024 às 15h55
Por: Danilo Andrade
Compartilhe:
PF Indicia Bolsonaro e 36 Pessoas em Investigação sobre Tentativa de Golpe de Estado

A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas, incluindo militares, ex-ministros e aliados, no inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil. Entre os indiciados estão figuras chave como os generais Walter Braga Netto e Augusto Heleno, ambos com cargos de destaque durante o governo Bolsonaro.

A decisão foi anunciada após o envio do relatório sigiloso ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Este movimento confirma o encerramento de mais uma etapa da investigação, que já vinha sendo discutida nos bastidores.

Seis Núcleos Identificados

De acordo com o relatório da Polícia Federal, foram identificados seis núcleos que se articularam para subverter o Estado democrático de direito:

  1. Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral
  2. Núcleo de Incitação de Militares ao Golpe de Estado
  3. Núcleo Jurídico
  4. Núcleo Operacional de Apoio às Ações Golpistas
  5. Núcleo de Inteligência Paralela
  6. Núcleo Operacional para Cumprimento de Medidas Coercitivas

As investigações, que duraram quase dois anos, contaram com quebra de sigilos telemáticos, telefônicos, bancários e fiscais, além de colaboração premiada e buscas e apreensões autorizadas pelo Judiciário. A PF afirmou que as provas obtidas demonstram como os investigados se organizaram em grupos com funções específicas, o que permitiu a individualização das condutas.

Próximos Passos

Agora, a responsabilidade de avaliar as provas recai sobre a Procuradoria-Geral da República (PGR), sob comando de Paulo Gonet. A PGR decidirá se formaliza a denúncia contra os acusados, dando continuidade ao processo judicial.

O desfecho dessa investigação será crucial para entender o alcance das ações e a responsabilidade de figuras políticas e militares no episódio que colocou em risco a estabilidade política do país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias