Michelle Andrews está como uma das principais apostas do PCdoB nas eleições municipais de Manaus em 2024, sendo a mais cotada no partido para conquistar uma vaga na Câmara Municipal, no pleito de 2025-2029.
Com uma trajetória de ativismo cultural e social, Michelle traz consigo uma base consolidada de apoiadores e histórico de lutas que a colocam como uma forte candidata que de fato representa a diversidade manauara. A campanha dela tem sido marcada pela defesa de pautas progressistas, como a justiça ambiental, inclusão social e cultura.
Durante a caminhada eleitoral, Andrews tem enfatizado a necessidade de transformar a capital do Amazonas em uma cidade inclusiva, propondo políticas que beneficiem populações marginalizadas, como negras e negros, indígenas, mulheres e a comunidade LGBTQIAPN+. “Se eleita, minha prioridade será criar Casas Comunitárias, que vão funcionar como espaços democráticos geridos pelo Coletivo Manaus em Movimento, estendendo o nosso mandato à comunidade. A ideia é garantir que a população tenha acesso à informação de maneira clara e acessível, para que possam se empoderar dos serviços sociais e entender a importância da participação política na transformação da cidade. Essas casas serão implementadas em parceria com o Coletivo, e vamos buscar apoio estratégico para manter esses espaços funcionando, sempre com o foco na coletividade”, destaca.
Michelle também tem ganhado força pelo compromisso dela com a cultura, propondo projetos de lei que incentivam a difusão cultural que não atue somente na área central, mas que alcance os bairros de todas as zonas de Manaus, com prioridade para as regiões periféricas e rurais da cidade. Além disso, Michelle defende a ampliação de iniciativas que apoiam trabalhadores da cultura, garantindo melhores condições de trabalho e valorização nos eventos locais.
O apoio popular à candidatura de Michelle Andrews tem sido visível nas redes sociais e nas ruas de Manaus. Militante ativa em movimentos sociais desde 2004, ela mantém um diálogo constante com as comunidades e passou por diversos bairros de todas as zonas da cidade de Manaus, ouvindo de perto as demandas e as necessidades. "Reforço a importância de um mandato participativo, com foco nas demandas reais da população, como transporte público de qualidade, segurança e acesso a serviços básicos, como creches e infraestrutura adequada", declara.
Sobre Michelle
Na trajetória dela de eleições anteriores, também fortalece a candidatura atual dela. Após duas tentativas em candidaturas coletivas ; a "Bancada Coletiva" em 2020 que foi a quinta candidatura mais votada de Manaus e a "Bancada das Manas" em 2022 onde atualmente é suplente da cadeira de Deputado Estadual do Amazonas, as experiências juntas somam mais de 10 mil votos, Michelle agora aposta em uma candidatura participativa com 65 lideranças sendo representadas pelo Coletivo Manaus em Movimento, o que tem atraído ainda mais atenção e apoio, especialmente de grupos sociais que veem nela uma oportunidade de renovação política.
A campanha deste ano foi intensa, com uma agenda repleta de atividades de mobilização popular, debates e encontros com lideranças comunitárias em bairros de diversas zonas de Manaus. Michelle tem reforçado a importância de eleger mais mulheres e representantes dos minorizados na Câmara, garantindo que essas vozes sejam ouvidas nas decisões legislativas da cidade. "Se eleita, meu mandato será construído e executado com a participação ativa das comunidades, que infelizmente são tradicionalmente sub-representadas na política municipal e só lembradas em período eleitoral", finalizou.
Com uma candidatura sólida e bem posicionada, Michelle
Andrews se mostra preparada para enfrentar os desafios de um futuro mandato como vereadora. A capacidade dela de articulação, aliada ao apoio popular crescente e à relevância das propostas, a coloca como uma das principais candidatas do PCdoB, reforçando o compromisso dela de lutar por uma Manaus justa, inclusiva e sustentável.
Mín. 25° Máx. 38°