A menos de duas semanas para o aniversário de 354 anos de Manaus, a prefeitura anunciou nesta quinta-feira (12) o adiamento e a redução dos dias de comemoração devido à poluição do ar causada pela fumaça das queimadas que atinge a cidade.
Nos últimos dias, a capital do Amazonas ficou encoberta por uma nuvem de fumaça, tornando-se uma das cidades com pior qualidade do ar no mundo. Pontos turísticos como o Teatro Amazonas e a Ponte Rio Negro estão ofuscados pela névoa cinzenta.
A prefeitura decidiu adiar a Feirinha do Tururi e o Boi Manaus, que estavam programados para acontecer de 13 a 23 e de 21 a 23 deste mês, respectivamente. Ambos os eventos serão remarcados para um período em que a cidade não esteja mais afetada pela fumaça.
Além disso, a Maratona Internacional de Manaus, prevista para o próximo domingo (15), também foi suspensa devido à poluição do ar resultante das queimadas no interior do estado.
As celebrações do aniversário de Manaus, no dia 24, serão focadas na entrega da primeira etapa do Parque Municipal Amazonino Mendes e contarão com apresentações de artistas locais e nacionais, promovendo um aniversário da cidade marcado pela solidariedade, com a arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de higiene para comunidades afetadas pela estiagem.
Mín. 25° Máx. 36°