
Greve do transporte especial termina em Manaus após reajuste de 5,5%
A paralisação dos trabalhadores do transporte especial, iniciada na madrugada desta quinta-feira (20), foi encerrada durante a tarde após um acordo entre representantes da categoria e das empresas do setor. Com o fim da greve, os ônibus voltaram a operar normalmente nas rotas que atendem os funcionários do Polo Industrial de Manaus (PIM).
O movimento havia começado nas primeiras horas do dia e interrompeu o transporte para o Distrito Industrial de Manaus, provocando atrasos e transtornos para centenas de trabalhadores que dependem do serviço para chegar às fábricas.
O fim da paralisação foi definido após uma reunião entre representantes dos trabalhadores e das empresas responsáveis pelo transporte especial.
Entre os principais pontos acordados está um reajuste salarial de 5,5% para a categoria.
Além do aumento nos salários, os trabalhadores também conquistaram mudanças nos benefícios recebidos.
O acordo também estabelece o aumento do auxílio-alimentação para R$ 500.
A cesta básica dos trabalhadores passará a ter o valor de R$ 520.
As medidas foram definidas durante as negociações realizadas nesta quinta-feira e contribuíram para o encerramento da paralisação.
Apesar do acordo que colocou fim à greve, algumas reivindicações da categoria ainda não foram solucionadas.
As discussões envolvendo o terceiro turno e a jornada de trabalho deverão continuar em reuniões futuras entre representantes dos trabalhadores e das empresas.
Com o encerramento do movimento, o transporte especial voltou a atender normalmente as rotas destinadas aos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus.
Acompanhe as atualizações no oamazones.com.br.
Mín. 23° Máx. 37°