Segunda, 28 de Setembro de 2026
23°C 37°C
Manaus, AM

Justiça reabre processo contra donos de postos em Manaus

TJAM anulou sentença que havia encerrado ação sobre suspeita de cartel nos preços dos combustíveis

13/05/2026 às 13h04
Por: Danilo Andrade
Compartilhe:
Justiça reabre processo contra donos de postos em Manaus

O Tribunal de Justiça do Amazonas decidiu, por unanimidade, anular a sentença que havia extinguido o processo contra donos de postos de combustíveis em Manaus.

A decisão atende a um recurso da Defensoria Pública do Estado do Amazonas e permite a retomada da investigação sobre suposta formação de cartel no setor. A prática ocorre quando estabelecimentos combinam preços, prejudicando a livre concorrência e afetando diretamente os consumidores.

Com a anulação da sentença proferida em 2023, a Ação Civil Pública nº 0634947-79.2019.8.04.0001 retorna à primeira instância para continuidade da fase de instrução e apuração da responsabilidade dos empresários.

O caso teve início em 2019, por meio da chamada Força-Tarefa do Consumidor, formada pela Defensoria Pública Especializada em Interesses Coletivos, Ministério Público do Amazonas, Procon-AM e Procon Manaus.

Segundo o defensor público Carlos Almeida Filho, coordenador da DPEIC, a retomada do processo é importante porque o tema afeta diretamente a economia da população. A expectativa dos órgãos de controle é que a ação possa resultar em responsabilização dos envolvidos e medidas para proteger os consumidores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários