Segunda, 28 de Setembro de 2026
23°C 37°C
Manaus, AM

Repercussão de atropelamento de cães pela PM gera protestos e pressão por expulsão de agentes

Afastamento de policiais flagrados em vídeo não aplaca indignação; grupos de proteção animal e moradores da Zona Norte realizam manifestação em frente ao Comando Geral.

02/02/2026 às 07h50
Por: Danilo Andrade
Compartilhe:
Repercussão de atropelamento de cães pela PM gera protestos e pressão por expulsão de agentes
Manaus – A onda de indignação após o atropelamento de cães por uma viatura da Polícia Militar na Zona Norte continua a crescer nesta segunda-feira (2 de fevereiro de 2026). Mesmo após o anúncio oficial do afastamento dos agentes envolvidos e a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), grupos de proteção animal e moradores organizaram um protesto pacífico em frente ao Comando Geral da PMAM, pedindo a expulsão imediata dos envolvidos.
O vídeo, que mostra a viatura atingindo os animais de forma aparentemente deliberada, viralizou nacionalmente, atraindo a atenção de ONGs e parlamentares da causa animal. Os manifestantes alegam que o afastamento é uma medida paliativa e exigem que os policiais respondam criminalmente com base na Lei Sansão (Lei 14.064/20), que endureceu as penas para maus-tratos a cães e gatos.
Em nota atualizada, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) reiterou que o caso está sendo tratado com prioridade pela Corregedoria e que os policiais permanecerão fora das atividades operacionais até a conclusão do inquérito. A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) também confirmou que está analisando as imagens para formalizar o indiciamento criminal dos agentes por crueldade animal.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários