Manaus ativa 34 novos pontos de fiscalização eletrônica em avenidas estratégicas
Prefeitura inicia operação com tecnologia inédita de detecção de eixos para veículos pesados; primeira fase da ação é focada na educação de condutores.
01/02/2026 às 15h23
Por: Danilo Andrade
Compartilhe:
Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), ativou neste domingo (1º de fevereiro de 2026) 34 novos pontos de fiscalização eletrônica em áreas consideradas críticas para a segurança viária. A medida visa reduzir o número de acidentes e atropelamentos em corredores de grande fluxo, como as avenidas Torquato Tapajós, das Torres e Efigênio Salles.
A grande novidade do sistema é a implantação de tecnologia para detecção de eixos em dez dos novos equipamentos. Essa ferramenta permite identificar o número de eixos de veículos pesados, auxiliando no cumprimento de restrições de horários e trajetos para caminhões em áreas proibidas. Além disso, os radares monitoram excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.
Neste primeiro momento, o IMMU realiza blitze educativas para orientar os motoristas sobre a localização dos dispositivos e o respeito aos limites de velocidade, que na maioria das vias monitoradas é de 60 km/h. Segundo o órgão, a localização dos aparelhos seguiu critérios técnicos baseados em estatísticas de acidentes.
Confira as principais avenidas monitoradas:
Torquato Tapajós: Trechos nos sentidos Bairro/Centro e Centro/Bairro.
Efigênio Salles: Proximidades do TCE e pontos críticos de velocidade.
Avenida das Torres: Monitoramento em locais com histórico de capotamentos.
Coronel Teixeira (Ponta Negra): Foco em curvas e faixas de pedestres.
Djalma Batista: Fiscalização de cruzamentos e respeito à faixa.
Autaz Mirim e Constantino Nery: Controle de velocidade e corredores exclusivos.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.