Amazonas

Vacinação contra Covid para trabalhadores da saúde em Manaus retornará no sábado (24)

A vacinação contra Covid para trabalhadores da saúde será retomada em Manaus a partir de sábado (24). Profissionais, tanto da rede pública quanto particular, terão até 1º de maio para buscar imunização.

A vacinação vai ocorrer em um único ponto, a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada no bairro Adrianópolis, zona Sul, das 9h às 16h.

A recomendação é de que os trabalhadores da saúde que preencheram o formulário no “Imuniza Manaus” e verifiquem a data e o horário do agendamento para receber a primeira dose da vacina.

No posto de vacinação, será necessário apresentar documento de identidade original com foto, CPF e contracheque ou carteira de trabalho que comprove o vínculo do usuário com um estabelecimento de saúde em Manaus.

Trabalhadores cobravam resposta

A vacinação de primeira dose para trabalhadores da saúde foi encerrada no dia 19 de março, dois meses após a abertura da imunização para esse público, o primeiro contemplado na campanha iniciada em 19 de janeiro.

Ao G1, o farmacêutico bioquímico Sandro Morete contou que não recebeu nenhuma dose da vacina contra a Covid porque estava estava infectado com a doença. Agora, curado, ele cobrava a definição do retorno da vacinação.

Sem vacina e recuperado, o farmacêutico voltou a trabalhar na linha de frente e teme ser reinfectado pelo vírus.

“Eu perdi o prazo, pois no período que entrou meu grupo para ser vacinado, eu fui infectado. Ou seja adquiri a doença e tive que esperar todo o processo da cura. Além disso, ainda esperei as quatro semanas após esse período de infecção para poder iniciar a imunização, que é o que está protocolado pelo Ministério da Saúde”, contou.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, informou que, em Manaus, 64.831 trabalhadores da saúde receberam a primeira dose, o que representa 102% do público estimado pelo Ministério da Saúde (MS) para este segmento.

De acordo com ela, a secretaria optou por levantar esse quantitativo e planejar, a partir do remanejamento de doses, o atendimento dos que deixaram de ir aos postos no período regular.

De acordo com a secretária, a Semsa recebeu mais de 3 mil registros no formulário disponibilizado para trabalhadores da saúde não vacinados. Ele ainda está disponível em https://bit.ly/cadastrovacinasaude.

Caso não consigam acessar ou concluir o formulário, os profissionais devem se dirigir ao posto de vacinação, com os documentos obrigatórios. O registro dos trabalhadores não vacinados foi aberto pela Semsa no mês de março.

Postagens relacionadas

Governo do Amazonas para superou óbitos em ambulâncias para transferir pacientes com covid

Natasha Azevedo

Dois flutuantes são interditados e um é autuado por irregularidades e aglomerações

Natasha Azevedo

MP-AM pede anulação de pregões por prefeito de Envira ter contratado empresa de fachada

Natasha Azevedo
error: Content is protected !!