O empresário Sidney Oliveira, proprietário da rede de farmácias Ultrafarma, foi preso na manhã desta terça-feira (12) durante a Operação Ícaro, deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) para desarticular um esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais da Secretaria da Fazenda estadual.
Na mesma ação, também foi preso o diretor estatutário da rede de eletrônicos e eletrodomésticos Fast Shop, Mario Otávio Gomes. Um auditor fiscal, suspeito de receber propinas para favorecer empresas, igualmente foi detido.
De acordo com o GEDEC (Grupo de Atuação Especial de Repressão aos Delitos Econômicos), responsável pela investigação, o grupo criminoso atuava para beneficiar empresas do setor de varejo em troca de vantagens indevidas, como a anulação ou redução de cobranças fiscais.
Estão sendo cumpridos três mandados de prisão temporária — contra o fiscal de tributos apontado como principal operador do esquema e contra os dois empresários supostamente beneficiados. Também há mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e nas sedes das empresas investigadas.