Manaus, 15 de fevereiro de 2024 - Nove policiais militares do Amazonas foram presos nesta quinta-feira, suspeitos de envolvimento no desvio de aproximadamente meia tonelada de drogas apreendidas de facções criminosas. A ação foi realizada durante uma operação conduzida pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
A prisão dos PMs ocorreu com o apoio do comando da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), que também iniciará procedimentos administrativos para investigar a conduta dos agentes. Os nomes dos policiais militares envolvidos foram divulgados:
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e a Polícia Militar enfatizaram que não compactuam com quaisquer ações ilícitas praticadas pelos policiais militares, que agora estão à disposição da Justiça. Dos nove detidos, oito pertencem à Força Tática da PM, e um está lotado na 26ª Companhia Integrada Comunitária (Cicom). Entre eles, quatro são cabos, dois são terceiro sargentos, dois são soldados e um é tenente.
Durante a operação, foram apreendidos um celular e R$ 20 mil em espécie. Até o momento, a polícia não conseguiu localizar o endereço onde as drogas desviadas estão armazenadas, e as investigações continuam em andamento.
Os policiais militares foram conduzidos ao Instituto Médico Legal (IML) para realização de exame de corpo de delito. A expectativa é que passem por audiência de custódia nesta sexta-feira, no Fórum Henoch Reis.