A 17ª Primavera dos Museus teve início nesta segunda-feira (18/09) em Manaus, às 10h, trazendo uma programação rica em palestras e exposições. O evento, que ocorre no Museu da Cidade de Manaus (Muma), situado na rua Gabriel Salgado, centro histórico da cidade, destaca-se pelo documentário sobre a temática em destaque.
Cultura e Educação em Foco
A programação teve início com a abertura no Museu da Cidade, seguida pela palestra "Quilombolas na Amazônia – Aspectos Sociais, Econômicos e Históricos", ministrada pelo professor Evandro Brandão Barbosa, reitor da Ulbra/Manaus. Simultaneamente, a exposição de livros "Memórias e Democracia: Pessoas LGBTQIAPN+, Indígenas e Quilombolas" teve início na biblioteca João Bosco Pantoja, rua Monsenhor Coutinho, 529, Centro, permanecendo aberta até 22/9, das 9h às 17h.
Inclusão e Valorização da Diversidade
Os temas abordados na 17ª Primavera dos Museus giram em torno de democracia, povos originários, como quilombolas e indígenas, e a população LGBTQIAPN+. A iniciativa busca promover a inclusão e valorização da diversidade da sociedade, resgatando memórias e proporcionando educação sobre essas questões fundamentais.
Promovendo Diálogos e Reflexões
O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, sublinhou a importância de discutir esses temas, evidenciando a necessidade de respeito e valorização da cultura, arte e história em todas as suas manifestações. A cidade de Manaus, sendo um espaço plural, não poderia deixar de participar da Primavera dos Museus, uma vez que a educação e a memória são pilares essenciais para a construção de uma sociedade igualitária.
Diversificada Programação
Além da abertura e palestras, a programação inclui diversas atividades ao longo da semana, como visitas mediadas, palestras sobre legado arqueológico dos povos indígenas amazônicos, entre outros eventos que visam fomentar diálogos e reflexões sobre os temas propostos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).