Amazonas

Manaus retoma aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19, neste sábado (8)

Manaus vai retomar a vacinação da primeira dose contra a Covid-19 neste sábado (8). Serão vacinadas pessoas com doenças preexistentes, entre 18 e 59 anos, respeitando a ordem decrescente de idade. Nesta sexta-feira (7), a prefeitura segue aplicando apenas a segunda dose do imunizante.

Veja o calendário para a primeira dose:

  • No sábado (8), pessoas entre 55 e 59 anos.
  • Na segunda-feira (10), pessoas de 50 e 54 anos.
  • Na terça-feira (11), pessoas de 45 a 49 anos.
  • Na quarta-feira (12), pessoas de 40 a 44 anos.
  • Na quinta-feira (13), pessoas de 30 a 39 anos.
  • Na sexta-feira (14), pessoas de 18 a 29 anos.
  • No sábado (15), repescagem final para todas as idades, encerrando a etapa de atendimento das pessoas contempladas neste grupo prioritário.

Os que vão receber a primeira dose da vacina devem apresentar laudo médico ou outro documento específico que comprove a doença preexistente, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

Nos casos de obesidade, é aceita declaração assinada por qualquer profissional de saúde de nível superior; os que têm hipertensão e diabetes, podem apresentar receita médica, em papel oficial do SUS ou da rede privada.

Para pessoas com HIV, são aceitos o cartão de identificação emitido pelo serviço de saúde; a declaração do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) ou o resultado de exames específicos (carga viral ou CD4).

Todos os documentos de confirmação das comorbidades devem ser apresentados com original e cópia, uma vez que a cópia ficará retida.

De acordo com os registros da Secretaria de Saúde de Manaus, mais de 70 mil pessoas com comorbidades, de 18 a 59 anos, já foram vacinadas. No entanto, cerca de 40 mil pessoas com registro no “Imuniza Manaus”, por algum motivo perderam o agendamento e não tinham procurado os postos de vacinação até o dia 28 de abril, quando a aplicação de primeira dose foi suspensa para garantir, diante da escassez de vacina, que nenhum dos vacinados ficasse sem a segunda dose.

Postagens relacionadas

Vacinação de pessoas de 50 a 54 anos inicia, no sábado (3)

O Amazones

TJAM define lista tríplice para preenchimento de vaga de desembargador por membro do Ministério Público

O Amazones

Confira como funcionará o comércio no Feriado de Tiradentes, em Manaus

O Amazones
error: Content is protected !!