Política

Base contraria a Procuradoria e põe Cabo Maciel na Comissão do Impeachment

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), desta quinta-feira, 9, os deputados formaram a Comissão do Impeachment, que vai julgar o pedido contra o governador Wilson Lima (PSC) e o vice, Carlos Almeida (PTB). A base governista, nesse primeiro processo, conseguiu a primeira vitória, já que realizaram uma votação para a vaga deixada pelo Progressista (PP) fosse ocupada pelo deputado Cabo Maciel, do Partido Liberal.

Para a Procuradoria da Casa Legislativa, que acompanha todas as etapas do processo de impeachment, o deputado Cabo Maciel não deveria ter um lugar na comissão devido a proporcionalidade. Cada bloco partidário tem um limite de vagas de acordo com o número de deputados do bloco, o PL, por exemplo, tem dois parlamentares e tinha direito a uma vaga na comissão, já ocupada pela líder do governo, deputada Joana Darc.

Vitória da base

Em um segundo momento, a Procuradoria informou que se os demais blocos partidários julgassem que não seria um problema o desequilíbrio de vagas ocupadas pelo PL, Cabo Maciel poderia fazer parte da Comissão. Foi, então, que o presidente da Casa Legislativa, deputado Josué Neto (PRTB), se retirou da mesa e preferiu não participar mais da sessão. A deputada Alessandra Campêlo (MDB), vice-presidente da Aleam, assumiu os trabalhos e convocou a votação do requerimento do PP.

Para evitar a votação, a oposição esvaziou o plenário, assim, não havia quórum mínimo de 13 parlamentares para decidir se o Cabo Maciel entraria pela vaga do PP ou não. Mas, não adiantou, logo outros deputados da base se fizeram presente no plenário e, por unanimidade, de 13 votos, o requerimento dos Progressistas foi aceito.

Postagens relacionadas

Se eleito, Amazonino diz que fará revolução no esporte e na cultura de Manaus

O Amazonês

STJ envia processo contra Eduardo Cunha para Justiça Eleitoral

Natasha Azevedo

“Jogadinha casada”, diz Bolsonaro sobre decisão de Barroso por CPI da Pandemia

Natasha Azevedo
error: Content is protected !!