Amazonas

Viajantes do AM podem levar mutação da Covid-19 para outros estados

Amazonenses que estão viajando para outros lugares do Brasil, sem cumprir quarentena ou fazer ao menos um exame de Covid, vão levar a mutação para o resto do Brasil. A previsão é do pesquisador e infectologista da Fiocruz, Marcus Lacerda.

A P.1, como foi classificada, já é encontrada em 91% do material genético que está sendo sequenciado no Amazonas e cada vez mais convence os cientistas de que a responsável pela segunda onda que devastou a capital e os municípios nos últimos dias.

Uma das hipóteses do grupo, é que ela seja tão potente que tenha superado a imunidade de rebanho que a população havia adquirido  na primeira onda.

Em entrevista ao jornal O Globo ele afirma que essa difusão é inevitável a curto prazo, e prevê que em 30 dias a cepa estará causando o mesmo mal a outros Estados. “Provavelmente essa nova variante já está em outras regiões do país, e é questão de tempo ela se tornar dominante. Em cerca de um mês já deve prevalecer sobre outras no monitoramento”, disse ao O Globo.

Se for verdade, o Brasil poderá ter os mesmos problemas do Amazonas. Altamente contagiosa, a variante lotou nossos hospitais de forma sem precedentes. A transferência de pacientes é uma questão humanitária, e não é o transporte controlado deles que está espalhando vírus, mas sim as pessoas que viajam e não praticam isolamento e medidas de controle”, afirmou Lacerda.

Com informações de Repórter Manaós

Postagens relacionadas

Gal Gadot posta foto de cosplayer amazonense e dispara: “Eternamente honrada”

Danilo Andrade

Passageiro morre ao ser esfaqueado por motorista do 004 no Morro da Liberdade; veja vídeo

Danilo Andrade

Sines ofertam mais de 500 vagas de emprego nesta segunda-feira

Danilo Andrade
error: Content is protected !!