Primeiro mudou o nome, o símbolo, refez o cronograma e alterou a estrutura da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), mas o governo de Wilson Lima (PSC) ainda não mandou a Mensagem Governamental para os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovarem as mudanças.
Os releases oficiais do Estado, encaminhados à imprensa, anunciam que segunda-feira, 31, a Susam virou a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) e só se referem à Secretaria pelo novo nome desde então. O problema é que a Secretaria de Comunicação Social do Amazonas (Secom) – que tem por dever informar corretamente as notícias – parece desconhecer que, até agora, o nome oficial é Susam mesmo, por isso, dispara fake news para os jornalistas, o que resulta numa desinformação em cadeia.
Acontece que, diferente da iniciativa privada, ao Estado só é permitido fazer aquilo que está escrito na lei, segundo o princípio da Legalidade. E as mudanças – que prometem não se limitar a nomenclatura e novos cargos – ainda não foram parar no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE-AM). Prova disso, é que OAmazonês entrou em contato com fontes na Casa Civil que confirmaram que a Mensagem Governamental será finalizada e encaminhada para a Assembleia.