Amazonas

Servidores da Educação recebem primeira dose da vacina contra a Covid-19

Servidores da educação, da faixa etária de 48 a 49 anos, com comorbidades comprovadas por laudo médico, receberam neste sábado (20), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Manaus.

A imunização faz parte da pesquisa CovacManaus, que tem como objetivo identificar se a aplicação da CoronaVac em pessoas com comorbidades terá impacto na prevenção de formas mais graves da doença.

Ao todo, mais de 2,2 mil profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) poderão ser vacinados. Profissionais da segurança pública também farão parte do estudo.

Todos os profissionais da Semed podem participar da pesquisa, mas apenas aqueles que apresentam comorbidades comprovadas por laudo médico, e descritas no estudo, de idade entre 18 a 49 anos, serão vacinados.

A assessora do Departamento de Gestão Educacional (DEGE) da Semed, Mônica Lobato, 48, foi umas das primeiras a ser vacinada neste sábado. Ela tem problema respiratório crônico e Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30.

“Sou a favor da ciência e é um privilégio participar desse estudo. Em um processo de 12 meses, vamos ser acompanhados por telefone periodicamente e daqui a 28 dias vou receber a segunda dose da CoronaVac. Para mim é uma experiência fantástica, primeiro como profissional da educação e segundo como participante de um processo que valida uma pesquisa, mostrando que a ciência tem um trabalho sério e importante”, comentou Mônica.

Segundo a prefeitura, os servidores da Semed sem comorbidades não receberão a vacina, mas também serão acompanhados pela equipe de pesquisa durante um ano, farão exame sorológico e avaliação clínica.

Em todo o Amazonas, até este sábado (20), mais de 338 mil casos de Covid foram confirmados, e mais de 11,7 mil morreram com a doença. Até a mesma data, segundo o governo, mais de 385 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid.

Postagens relacionadas

Ante a ausência de irregularidades, MP-AM arquiva inquérito sobre contrato de Amazonino com a Giuliani

Danilo Andrade

Material de construção leva quase R$ 6 milhões de Atalaia do Norte

Danilo Andrade

‘Roda de Carro’: telescópio James Webb divulga imagem de galáxia de aparência curiosa

Danilo Andrade
error: Content is protected !!