Dia a dia

Pesquisador da UFAM detecta países modelos em salvar vidas contra a Covid-19

O professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Dr. Jonas Silva, do Departamento de Engenharia de Produção, da Faculdade de Tecnologia, criou um método, com 15 fases, para identificar os vinte países que mais salvaram vidas na pandemia do novo coronavírus. Segundo Silva, a intenção é saber como os “países modelos” administram a crise sanitária e repassar o “segredo” deles aos demais que têm a população, severamente, castigada pela Covid-19.

Para conhecer a pesquisa basta acessar a revista científica International Journal for Innovation, Education and Research, classificada como A2 Qualis, um reconhecimento de altíssima qualidade acadêmica. Esse trabalho é parte do resultado de uma série de estudos internacionais complementares que o professor está desenvolvendo no pós-doutorado dele na Universidade de Manchester, na Inglaterra.

Os melhores e piores países

“As seis melhores nações foram da Ásia, as quais sofreram com mortes do coronavírus em 2002,2003, o que evidencia que estes países aprenderam com as lições do passado, fizeram investimentos e estão mais preparados para uma nova pandemia que países que não tiveram registros de morte naquela época”, declara o pesquisador.

E quem quer saber a colocação do Brasil nesse ranking: deu ruim. Conforme o estudo, a “maioria (11=55%) dos 20 finalistas são da Ásia, seguido de sete (35%) da Europa e dois (10%) da Oceania”. Com isso, o doutor revelou que nenhum país da América do Norte e nem da América Latina figuram no topo dos exemplares.

Para o pesquisador, a culpa do desempenho ruim das Américas é dos chefes de Estado, “[…] estas últimas regiões, consideradas menos preparadas para enfrentar a pandemia, em parte por conta do mau comportamento adotado pelos presidentes Trump e Jair Bolsonaro.”.

Com informações da assessoria*

Postagens relacionadas

Uefa reforça regras de patrocínio após caso de Cristiano Ronaldo na Eurocopa

Danilo Andrade

96% dos professores não se sentem seguros para voltar às aulas presenciais, diz Asprom

Danilo Andrade

Desgovernado, caminhão invade e destrói casa em Manaus

Danilo Andrade
error: Content is protected !!