Amazonas

Maués inicia vacinação contra a Covid-19 em pessoas de 35 a 59 anos

O município de Maués é o primeiro a imunizar contra a Covid-19 a população da faixa etária de 35 a 59 anos.

“Iniciamos a vacinação de habitantes da zona rural na faixa etária de 35 a 59 anos, o que representa 45% da população de Maués”, explica o prefeito, Júnior Leite.

O sétimo maior município do Amazonas em números de habitantes comemora, pois, apesar dos índices de contaminação, em proporcionalidade de letalidade é o menor e isso deve-se a uma estratégia da administração municipal.

“Antes da pandemia, para cortarmos gastos desnecessários, resolvemos implantar a primeira usina de oxigênio do interior. Quando iniciou a pandemia, não tivemos falta de oxigênio, mesmo com os números crescendo. Hoje, estudamos comprar vacinas, pois sabemos que o nosso melhor investimento é na saúde da população”, complementa o prefeito.

O município também é conhecido por ter o maior número de centenários no Amazonas, possui mais de duzentas comunidades, a Secretaria Municipal de Saúde prevê vacinar nos próximos doze dias mais de 7 mil pessoas.

“Atualmente já vacinamos 91% da população, acima de 60 anos, na sede do município. Com essas novas doses, a imunização será de 35% da população da zona rural e 20% da população geral. Enquanto muitas cidades fazem cadastros, não precisamos fazê-lo, pois nosso serviço de saúde básica tem alta cobertura e por meio do prontuário eletrônico hoje temos o cadastro de todos”, informa o secretário municipal de Saúde, Franmartony Firmo.

A imunização no município iniciou no dia 19 de janeiro, com os profissionais da saúde e com a população indígena, acima de 18 anos. A partir do dia 05 de abril, a faixa etária de 50 a 54 anos será vacinada na sede do município e na zona rural dará a continuidade da faixa etária de 35 a 59 anos.

Fotos: Reinaldo Santos e Rodrigo Negreiros

Postagens relacionadas

Senac abre inscrições para cursos remotos na área de tecnologia, no AM

Danilo Andrade

Amazonas já registra mais casos novos de Covid-19 em dezembro do que em novembro, mostram dados da Vigilância em Saúde

Danilo Andrade

Homens armados intimidam equipe da base de proteção da Funai no Vale do Javari, diz Univaja

Danilo Andrade
error: Content is protected !!