Esportes

Jornalista esportiva é alvo de ataques de suposto torcedor do São Raimundo

A Jornalista Larissa Balieiro, da Rádio Difusora, está sendo vítima de ataques sobre o seu trabalho jornalístico, e diz ser alvo de fake news por pessoas ainda não identificadas. Em mensagem divulgada em grupos de mensagem, alguém – que indica ser torcedor do São Raimundo – acusa a profissional disseminação de notícias falsas, e parcialidade jornalística. 

Segundo ela, tais acusações e fake news surgiram após emitir opinião sobre o repasse de recursos por parte da prefeitura de Manaus para o Manaus FC, o que não foi bem recebido por determinados torcedores do São Raimundo. 

“Um seguidor me marcou na publicação de um torcedor do São Raimundo que dizia querer vê o posicionamento sobre isso [o repasse ao Manaus] de um jornalista. Foi quando eu respondi ao seguidor que me marcou querendo minha opinião. Houve desagrado do dono do perfil e muitos outros torcedores. Ai no sábado, fui surpreendida com aquela mensagem que começou a ser espalhada em grupos de esporte”, relata a jornalista. 

A mensagem que Larissa cita é a seguinte: “Jornalista Larissa Balieiro que claramente recebe uma ponta do Manaus passando o pano pra imoralidade desse Prefeito bandido que só vai ajudar o clube cujo dirigente é baba ovo do Prefeito enquanto vai prejudicar o São Raimundo por questões políticas. Divulguem para toda a torcida, mexeram com a torcida errada. Além de ela ser a maior divulgadora de fake news do esporte, claramente defende o Manaus e essa medida imoral do Sr. David Almeida. Nós bucheiros não ficaremos calados”. 

Assim que soube a existência de tal informação falsa, a jornalista foi a público para repudiar tais palavras, e reafirmar seu comprometimento profissional, que foi corroborado por outros profissionais da área. A fake news gerou também gerou uma série de notas de repúdio, indo desde empresas de comunicação a clubes de futebol. 

Mesmo tendo margem para entrar contra um processo de difamação e calúnia, a jornalista afirma não querer entrar na Justiça, mas que também está em alerta para com outras possíveis tentativas de coação. 

“Eu cogitei [processar] sim. Mas eu já tive desgaste anterior, fui pra justiça em 2020 por outro caso. Ganhei, mas o psicológico da gente fica abalado demais, só eu sei o que passei da outra vez. É injusto as pessoas fazerem mal para alguém e saírem impunes, mas crime virtual é muito difícil de você descobrir de onde começou. Eu tentei nesses dois dias descobrir o agente disseminador disso, mas percebo que veio de um grupo grande de pessoas e baixas, então é um protegendo o outro. Difícil eu descobrir quem é, estou vigilante desde então”, afirma Larissa. 

Manaus FC, e Rádio Difusora emitiram nota de repúdio contra o fake news criada contra a Jornalista. Confira:  

A diretoria do Manaus Futebol Clube expressa sua solidariedade a jornalista Larissa Balieiro que está sendo alvo de calúnia e difamação na intenção de desqualificá-la e repudia com veemência a fake news que envolve a referida profissional com o clube e o prefeito David Almeida. 

A diretoria do Gavião Real deixa claro que defenderá todo e qualquer profissional da imprensa esportiva amazonense que se dedica cotidianamente em difundir informações que valorizam e/ou colaboram com o crescimento e o desenvolvimento do futebol do nosso estado! 

Diante da relevância que a mídia esportiva e jornalística representa, a direção esmeraldina entende que é importante se posicionar em defesa da classe pela dedicação na projeção ao esporte por meio desses profissionais. 

O clube reforça ainda a constitucionalidade da liberdade de expressão e, assim baseado em fatos, ressalta o respeito ao espaço desses comunicadores para expressar elogios ou propriamente críticas, dentro do direito que lhes é garantido legalmente. 

O Manaus afirma que desde sua criação, em 2013, sempre trabalhou com transparência e jamais precisou pagar para que notícias fossem produzidas ou feitas com a finalidade de enaltecer o clube, reforçando, novamente, que são méritos dos resultados de jogadores, comissão e tantos outros funcionários do clube. 

Especialmente neste momento difícil em que alguns confundem os limites de fala com os da lei, contamos com a compreensão de todos e todas para que reflitam sobre suas atitudes e do respeito que é dado na internet, pois se hoje esse ataque acontece com a jornalista, amanhã, a vítima pode ser você ou qualquer um de nós. 

Nota da Difusora 

A Rádio Difusora do Amazonas repudia veementemente as mensagens encaminhadas em grupos de WhatsApp associado a jornalista da emissora Larissa Balieiro a disseminação de Fake News sobre o esporte amazonense, bandeira esta levantada por ela expressivamente. 

Além disso, condenamos a acusação absurda que a profissional receba valores de times de futebol para exercer seu trabalho. A irresponsabilidade do que se diz a alguém sem a devida prova, torna o ato criminoso e passível de medidas cabíveis, e estamos apoiando a jornalista nas sanções que for tomar sobre o caso. 

Salientamos o papel da Larissa em todas as questões envolvendo o esporte amazonense, com luta e muito profissionalismo, capacitando cada vez mais ela ao cenário que hoje está inserida. Nosso irrestrito e total apoio a profissional que muito nos honra com seu trabalho feito aqui dentro da emissora ou fora dela de algo que tanto é defendido pela mesma: o futebol amazonense. 

Não cabe a nenhuma torcida desqualificar o profissional da comunicação da forma que a Larissa está sendo atacada. O jornalista tem sua infinita parcela na propagação da informação correta e clara dos acontecimentos. O jornalista tem um papel justo perante a sociedade dentro da ética e temos convicta certeza que é essa profissional que temos em nossa casa.

Fonte: https://www.acritica.com/

Postagens relacionadas

No dia do treinador, Piza e Nailton relembram momentos marcantes da carreira

Danilo Andrade

Presidente da Fifa desafia a Uefa e sugere Eurocopa a cada dois anos

Danilo Andrade

À espera de um milagre: Corinthians e Vasco morrem abraçados em show de horrores

O Amazones
error: Content is protected !!