Amazonas

Governo vai pagar R$ 2,3 milhões em máscaras da Seduc

O Portal da Transparência do Amazonas revela que serão gastos R$ 2.392.673,40 dos cofres públicos para pagar as máscaras utilizadas pelos alunos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) na volta às aulas depois do auge da pandemia do novo coronavírus (documentos no final do texto).

O tamanhão das máscaras fez elas serem mais eficientes como meme, piada ou sutiã do que como proteção contra a Covid-19. E a fornecedora desse equipamento que virou sensação do Tik Tok é a Nilcatex Textil LTDA, CNPJ nº 95.948.618/0002-75, condenada, em 2018, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), por integrar a máfia do uniformes – um grupo de sete empresas que organizou em cartel para vencer licitações públicas de uniformes, mochilas e materiais escolares.

Segundo a Nota de Empenho nº 2682, do dia 04 de agosto de 2020, foram compradas mais de 900 mil máscaras, que serão pagas com dinheiro de um empréstimo internacional, via Programa de Aceleração de Desenvolvimento da Educação do Amazonas. O valor foi empenhado, mas ainda não pago, conforme o Portal da Transparência consultado nesta quarta-feira, 12.

Seduc diz que alunos podem trocar as máscaras

Em Nota, a Seduc diz que foram compradas 1 milhão de máscaras, o que não é verdade segundo Portal da Transparência – que registra 920.259 peças adquiridas – em três diferentes tamanhos. E os alunos que receberam peças maiores poderão trocar, diz a Secretaria da Educação, a partir desta segunda-feira, 17.

“Os modelos azuis são para servidores da educação e estudantes de Ensino Médio, com tamanhos M e G. As máscaras de modelo verde, de tamanho P, serão distribuídas aos alunos do Ensino Fundamental, que somente retornam às atividades no próximo dia 24 de agosto”, consta em um trecho do comunicado da Seduc.

Confira a Nota de Empenho

 

Postagens relacionadas

Profissionais da Segurança são vacinados contra a Covid-19, em Manaus

Natasha Azevedo

FVS confirma mais dois casos de reinfecção por Covid-19, no AM

Natasha Azevedo

URGENTE: MP pede prisão de David Almeida e Secretária de Saúde de Manaus

Natasha Azevedo
error: Content is protected !!