Política

Deputados do Amazonas fogem do trabalho e ‘pauta extensa’ fica para terça-feira

“Sextou” mais cedo para os deputados estaduais do Amazonas. Apesar do aviso, desde o começo da semana, de que a Ordem do Dia seria intensa nesta quinta-feira, 13, com mais de trinta projetos para serem votados – afinal, a pauta ficou trancada por dois meses – a maioria dos deputados decidiu que tinha coisa mais importante para fazer depois do intervalo do almoço do que votar projetos para o Amazonas.

O quórum mínimo para a votação seguir era de 13 deputados, mas apenas sete estavam presentes, às 14h30, no plenário Ruy Araújo: Serafim Corrêa (PSB), Belarmino Lins (PP), Alessandra Campêlo (MDB), Adjuto Afonso (PDT), Wilker Barreto (Podemos), Fausto Junior (PRTB) e João Luiz (Republicanos).

Diz que não quer mais ver a pauta trancada, mas quando destranca não vai votar

Na terça-feira, 11, a líder do governo, deputada Joana Darc (PL) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e disparou: “[…] nós estamos aqui na Assembleia Legislativa sem votar projetos e debatê-los e tivemos a notícia, do nosso presidente [deputado Josué Neto], de que ele vai destrancar a pauta. Que bom! E eu espero que isso não aconteça nunca mais nessa Casa [Legislativa]”.

Dois dias depois da fala da líder, a pauta extensa foi para a votação, mas a lista de deputados gazeteiros foi ainda mais extensa e inclui Joana Darc. Além dela, também não retornaram ao plenário os deputados: Dr. Gomes (PSC), Delegado Péricles (PSL), Roberto Cidade (PV), Carlinhos Bessa (PV), Álvaro Campelo (PP), Cabo Maciel (PR), Ricardo Nicolau (PSD), Augusto Ferraz (DEM), Abdala Fraxe (Podemos), Saullo Vianna (PTB), Josué Neto (PSD), Sinésio Campos (PT), Prof. Therezinha Ruiz (PSDB), Dermilson Chagas (Podemos), Felipe Souza (PHS), Adjuto Afonso (PDT ) e Mayara Pinheiro (PP).

Aleam pede para apanhar, diz deputado

Os deputados mais velhos do plenário alertaram a repercussão negativa para a Aleam da escolha dos colegas que não retornarem ao plenário. “Quando a Assembleia apanha da imprensa, aí a gente pede para apanhar mais, né? Porque não voltar para dar quórum na parte da tarde foi muito ruim para todos nós. Amanhã [hoje], vai ter pauta negativa em relação a Assembleia desnecessariamente causada pelos próprios colegas”, afirma o deputado Serafim Corrêa (vídeo abaixo).

O deputado Belarmino Lins também ressaltou a falha dos parlamentares. “[…] na terça-feira, 18, nos votamos, mas já não é mais pelo trancamento da pauta. É por falta de iniciativa de todos nós parlamentares para votar essa pauta extensa que foi colaborada”, diz o decano da Assembleia.

Postagens relacionadas

MPF processa Carlos Almeida e Marcellus Campêlo por irregularidades na saúde

Danilo Andrade

Confira do que Wilson Lima é acusado no impeachment e como a defesa rebate

Danilo Andrade

TJAM aceita liminar contra Wilson Lima e Carlos Almeida tem o secretário de volta

Danilo Andrade
error: Content is protected !!