Política

CPI da Saúde quer convocar ‘verdadeiro’ dono da Norte Serviços Médicos

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde quer convocar para prestar esclarecimentos o empresário Frank Andrey Gomes de Abreu, tido pela investigação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) como o verdadeiro proprietário da empresa Norte Serviços Médicos LTDA, empresa envolvida em suspeitas de fraudes em serviços feitos ao Governo do Amazonas.

A CPI acredita que os demais nomes envolvidos na empresa, como o da empresária Criselidea Bezerra dos Santos, atual proprietária, e Victor Vinícius Souto dos Santos, proprietário até fevereiro deste ano, não passem de “laranjas” dos verdadeiros beneficiados pelos negócios.

Victor Vinícius Souto dos Santos, de apenas 23 anos, foi proprietário da empresa até fevereiro de 2020, quando vendeu a operação para Criselidea Bezerra dos Santos, de 72 anos, por R$ 5 milhões – valor considerado suspeito pela CPI.

Direito de silêncio

Victor Vinícius Souto dos Santos esteve na audiência desta terça-feira, 28, da Comissão, mas usou para si o direito de permanecer em silêncio. Até perguntas básicas de registro, como informações como ocupação, o depoente evitou responder. A CPI tentou ouvir o depoente por duas outras vezes, sem sucesso, e os deputados chegaram a propor o recurso de condução coercitiva.

A empresária Criselídia também se recusou, na oitiva realizada via conferência na semana passada, a responder perguntas básicas dos membros da CPI, como faturamento da empresa e endereço, o que levou a Comissão a suspeitar ainda mais do uso de laranjas. Frank Andrei Gomes de Abreu, por sua vez, aparece em cartões de visita da empresa.

(crédito: reprodução)

A Norte Serviços Médicos era a empresa responsável pelos serviços de lavanderia da rouparia do hospital de campanha Nilton Lins, por meio de processo indenizatório, na qual a empresa informa os serviços realizados e posteriormente recebe. Contudo, não houve qualquer controle do trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), e os deputados suspeitam da quantidade de roupa supostamente lavada em curto período de tempo.

Postagens relacionadas

Governo enfrenta dificuldades em garantir foro a Pazuello, e Queiroga já enfrenta críticas

Danilo Andrade

Amazonino quer lançar projetos de incentivo ao esporte e ao empreendedorismo para jovens

O Amazonês

PT pede ao STF que obrigue Bolsonaro a adotar medidas de isolamento social

Danilo Andrade
error: Content is protected !!