Política

CPI da Educação começa pelo caso Dantas, diz deputado

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), instaurou nesta quarta-feira, 8, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Educação que vai investigar os contratos sem licitação na Secretaria de Estado e Qualidade de Ensino (Seduc). Segundo o deputado Dermilson Chagas (Podemos), um dos proponentes da comissão, o trabalho vai começar pelo caso Dantas.

Em 2019, o empresário Francisco Luiz Dantas da Silva, dono da empresa Dantas Transportes, viu sua empresa estampando as capas de jornais e sites do Amazonas de forma negativa e delatou o que poderá ser o maior esquema de corrupção envolvendo a Seduc e os contratos do transporte escolar no estado. A delação foi feita ao Ministério Público de Contas (MPC), que formalizou denúncia ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), depois ele negou tudo.

Instalada e suspensa

Como a Casa Legislativa também possui outras investigações em andamento, todas tendo o chefe do Poder Executivo como alvo, primeiro a CPI da Saúde, depois o processo de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e do vice, Carlos Almeida (PTB), a CPI da Educação foi instaurada, mas entrou na fila para começar. “A CPI está aberta e está suspensa ao mesmo tempo. Assim que nós tivermos condições administrativas de tocar CPI da Educação assim será feito”, disse o presidente da Assembleia, o deputado Josué Neto (PRTB).

Assinaturas

Além de Dermilson Chargas, o requerimento foi uma iniciativa também do deputado Wilker Barreto (Podemos). Além deles, assinaram os deputados, Sinésio Campos (PT), Serafim Corrêa (PSB), Josué Neto, Fausto Junior (PRTB), Delegado Péricles (PSL) e Augusto Ferraz (DEM). Este último, segundo a líder do governo, deputada Joana Darc (PL), gostaria de retirar a assinatura. Dessa forma, a CPI não poderia acontecer, entretanto, o Regimento Interno não permite desistir da assinatura depois de instaurada a comissão.

Postagens relacionadas

Candidatos do partido de Wilson Lima renunciam participar da eleição

Danilo Andrade

Wilson Lima mandou avião do governo buscar respiradores superfaturados, diz Tobias à PF

O Amazonês

Resultado parcial: Amazonino Mendes recebe o maior número de votos

Danilo Andrade
error: Content is protected !!