Dia a dia

Carga com 17 toneladas de oxigênio chega a Manaus em voo inédito da FAB

O Amazonas recebeu, nesta segunda-feira (01/02), 6.047 m³ de oxigênio líquido para auxiliar na recuperação de pacientes com Covid-19. O transporte foi realizado em um voo inédito entre Belém (PA) e Manaus. O avião cargueiro KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB), transportou um isotanque de 17 toneladas em um intervalo de duas horas – a operação demoraria seis dias se fosse realizada por embarcação.

Carga

O transporte do grande volume de oxigênio em um curto espaço de tempo foi coordenado pelos ministérios da Saúde, da Defesa e pela empresa White Martins, com apoio da Embraer. Para realizar o envio, foram feitos estudos para atestar a segurança e certificar que a aeronave estava capacitada para transportar a carga.

Para ser armazenado e transportado na forma líquida, o oxigênio é resfriado a – 186º C. Considerando as perdas durante o trajeto, a carga levada a Manaus é capaz de abastecer 580 cilindros de oxigênio gasoso de tamanho padrão.

A viabilização do transporte aéreo pode permitir que o Amazonas receba até seis mil m³ de oxigênio líquido por dia, de acordo com a disponibilidade da aeronave e demais questões logística

Com informações de Portal Marcos Santos

Postagens relacionadas

Botija de gás explode e incendeia residência em Manaus; Vídeo

Danilo Andrade

Wilker assina ‘CPI da Asfixia’, após emenda de sua autoria ser aceita para investigar despesas e gastos do Governo durante a pandemia no AM

Danilo Andrade

Manaus FC vai fazer rifa de carro 0 km

Danilo Andrade
error: Content is protected !!