Amazonas

TJAM define lista tríplice para vaga de desembargador, nesta terça-feira (30)

Os três nomes que vão disputar a cadeira deixada pelo desembargador Djalma Martins na Corte do Judiciário do Estado serão escolhidos, durante sessão do pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), nesta terça-feira (30).

Os três nomes serão retirados da lista sêxtupla dos promotores de Justiça enviada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), na última sexta-feira (27). Os nomes dos escolhidos serão repassados ao governador Wilson Lima (PSC), que vai decidir quem vai ser o novo desembargador, pelo Quinto Constitucional, destinado ao órgão ministerial na vaga deixada por Djalma Martins, que se aposentou em fevereiro deste ano.

Entre os seis nomes escolhidos está o da promotora Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho, irmã do ministro Mauro Campbell, que teve 107 votos na eleição interna do MPAM e é a favorita para ser escolhida pelo governador Wilson Lima para a vaga de desembargador.

De acordo com fontes ligadas ao governo estadual, Wilson Lima já teria decidido pelo nome da promotora Vânia Marques para a vaga de desembargadora e só estaria esperando receber a lista tríplice para cumprir o rito e anunciar quem vai ocupar a vaga.

Além de Vânia Marques, também estão na disputa os promotores Paulo Stélio Sabbá Guimarães, 27 votos; Luiz Alberto Dantas de Vasconcelos, 19 votos; Mário Ypiranga Monteiro Neto, 9 votos; Carlos José Alves de Araújo, 4 votos; e Mirtil Fernandes do Vale, 2 votos.

O processo de escolha começa com uma lista sêxtupla formada pelo Ministério Público, após a escolha dos seis candidatos – feita por meio de votação de uma Comissão Eleitoral composta por Promotores de Justiça. A lista é encaminhada ao Tribunal de Justiça do Estado, que escolhe três desses seis pretendentes, numa lista tríplice. A escolha final é feita pelo governador do Estado.

Postagens relacionadas

Pandemia: Amazonas registra 836 casos de Covid-19, 89 internados e uma morte nesta terça (5)

Danilo Andrade

Aneel aplica redução de tarifas para consumidores da Energia

Danilo Andrade

Irmã do deputado Belarmino Lins ganha cargo de confiança na Jucea

Danilo Andrade
error: Content is protected !!