Dia a dia

Wilson Lima ordenou compra de respiradores, aponta ex-gerente da Susam em delação premiada

Surge um novo nome na história da compra dos 28 ventiladores pulmonares que aproxima o governador Wilson Lima (PSC) do escândalo que levou à queda das ex-secretárias Simone Papaiz, da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam), e Daniela Assayag, da Secretaria de Comunicação. “ALENCAR” foi citado na colaboração premiada da ex-gerente de compras, Alcineide Figueiredo, à Operação Sangria da Polícia Federal (depoimento no final do texto).

Segundo o depoimento de Alcineide Figueiredo, em março, ela foi chamada à sala de Rodrigo Tobias, então secretário da Susam. Além dele, estava lá o então secretário executivo, João Paulo, e “ALENCAR”, que foi apresentado para ela, por Tobias, como a pessoa mandada pelo governador para ajudar a Susam na compra de ventiladores pulmonares. A tal ajuda do contato do governador seria a compra à vista dos aparelhos e, posteriormente, ele seria pago pela Secretaria, apesar de não ter ficado claro como se daria esse processo, como descreve o depoimento.

Nesse primeiro encontro, na presença de Tobias e João Paulo, ALENCAR quis saber da então gerente de compras as propostas que a Susam havia recebido dos fornecedores. Ela citou a Jalusa, situada em Miami, e a Sonoar. ALEANCAR falou que era sócio do grupo Nova Era e que conhecia os donos das duas empresas, mas se interessou pela proposta da segunda. Alcineide afirmou, no depoimento, desconhecer o motivo da preferência dele pela Sonoar.

‘É de ordem’

Após estabelecido o negócio com a Sonoar, em 2 de abril, Alcineide alertou, verbalmente, tanto Rodrigo Tobias, quanto João Paulo que aqueles respiradores não serviriam para pacientes em UTI, e a resposta de ambos foi abanar a cabeça e dizer ‘vai ter que comprar, é de ordem’. Nesse momento, Alcineide entendeu que a ordem vinha de Wilson Lima, já que apenas o governador é superior aos secretários, consta no depoimento.

Como todo o Brasil sabe, a compra dos ventiladores pulmonares foi feita pelo Governo do Amazonas em uma loja de vinhos. E, ainda segundo a ex-gerente de compras, foi ALENCAR que chamou Fábio Passos, sócio da FJAP e CIA LTDA, nesse processo. ALENCAR informou para ela que Fábio Passos apresentaria a proposta e, antes de mesmo da conclusão da compra, ela disse que foi cobrada por Walter Siqueira Brito, da Comissão Geral de Licitação (CGL), para dar o documento que viabilizava o pagamento do dono da adega.

Mais contratos

Alcineide Figueiredo também disse à Polícia Federal que em nenhum momento a Sonoar apresentou proposta para a Secretaria de Saúde e que ela desconfia que o documento nunca foi apresentado porque a sócia da Sonoar já havia negociado com ALENCAR para fornecer os equipamentos para a FJAP e a FJAP para o Estado.

No depoimento, Alcineide também revela que já havia uma movimentação para se realizarem outros dois processos semelhantes: um aconteceria com a Jalusa e a FJAP, mas seriam 50 respiradores com preços 40% superiores aos da Sonoar; outro, entre a Rocgear e a FJAP, para fornecer 200 respiradores. Como Alcineide identificou que “tinha coisa errada aí”, informou que não iria instruir os processos.

Quem é Alencar?

Segundo publicação do UOL, matéria da jornalista Rosiene Carvalho deste sábado, 25, Alencar é, na verdade, o empresário e policial militar aposentado Guttemberg Alencar. Ainda conforme o UOL, ele mantém um bom relacionamento com políticos há muitas gestões.

Confira o depoimento completo de Alcineide Figueiredo

Sobre o autor

@blinkjornalista jornalista formada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que ama falar de política e perguntar das autoridades aquilo que o público precisa saber. Sócia do OAmazonês e repórter da Rádio Mix
Publicações relacionadas
Dia a dia

Prefeitura de Manaus impõe lei que obriga uso de máscara em espaços públicos e privados

Dia a dia

Aulas presenciais recomeçam em Manaus a partir de 10 de agosto, define Seduc

Dia a dia

TJAM homologa concurso público realizado para provimento de vagas na Justiça Estadual

Dia a dia

Assembleia atualiza estado de saúde do deputado Josué Neto

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as novidades diretamente em seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *